top of page

Onde atuamos

Ro grande.png
Fonte: Você conhece o Porto de Rio Grande?/wilsonsons.com.br

Porto do Rio Grande

Privilegiado por seus aspectos geográficos, o Porto do Rio Grande consolidou-se como estratégico pela sua forte atuação no extremo sul do Brasil, estando entre os mais importantes do continente americano em produtividade. Com um calado (em processo de homologação) de 14,5 metros, possui excelente profundidade em seus terminais de granéis e de contêineres, superior ao correspondente nos portos argentinos.

 

Dotado de uma completa infraestrutura operacional, o porto gaúcho é considerado o segundo mais importante porto para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro. No entanto, o Porto segue realizando investimentos em infraestrutura, estando sempre adequado aos padrões internacionais. Além disso, em seu cais público, o Porto Novo, com 9,45 metros de calado, o porto rio-grandino oferece invejável disponibilidade de atracação, possuindo um cais com cerca de 2 km de extensão.

Fonte: Conheça o Porto do Rio Grande / portosrs.com.br
Santos.png
Fonte:  Complexo portuário de Santos / portodesantos.com.br

Porto do Santos

O Complexo Portuário de Santos é o maior porto da América Latina, localizado entre Santos, Guarujá e Cubatão. Ele abriga diversos terminais para movimentação de cargas e passageiros, sendo fundamental para o comércio exterior brasileiro, responsável por pelo menos 25% das operações do país.

A exploração do porto é prerrogativa da União e ocorre de duas formas:

  • No Porto Organizado: as áreas pertencem à União e são concedidas a empresas privadas por meio de arrendamentos sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS).

  • Fora do Porto Organizado: os terminais são autorizados como Terminais de Uso Privado (TUPs).

 

Desde a Lei de Modernização dos Portos (1993), a APS não opera cargas diretamente, focando na manutenção da infraestrutura e regulação do porto. O Porto de Santos movimenta variados tipos de cargas, como granéis sólidos e líquidos, carga geral e contêineres, e se destaca no ranking global de portos, segundo a publicação Lloyd’s List.

Paranagua.png
Fonte:  Porto de Paranaguá / pt.wikipedia.org

Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá, também conhecido como Porto Dom Pedro II[1] é um porto localizado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná.[4][5][6] É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. No ano de 2007, o Porto de Paranaguá, movimentou 38,5 milhões de toneladas e gerou uma receita cambial de US$ 11,8 bilhões. O porto está aberto a turistasestudantes e empresários.

 

O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina. Sendo também o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. É o maior porto do Brasil em exportação de grãos. Exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveismadeirapapelsalaçúcar, entre outros. A maioria dos navios oriundos de outros países são provenientes dos Estados UnidosChinaJapão e Coreia do Sul.

Fonte:  CLAITON LUIS MORAES - Obra do próprio
Itaqui 3.png
Fonte:  Portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica

EM BREVE

Porto de Itaqui

O Porto do Itaqui é um porto brasileiro localizado na cidade de São Luis, no estado do Maranhão. Tem uma das maiores amplitudes de maré do Brasil (superado apenas pela Ilha de Maracá), podendo ultrapassar sete metros.

 

Os projetos para a construção dum porto na área onde hoje se encontra o porto do Itaqui datam de 1918. No entanto, as obras nunca foram iniciadas e, somente após novos estudos realizados pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis em 1960, houve a construção das primeiras acostagens.

 

O Itaqui é o 11º na classificação geral e o sexto entre os portos públicos em movimentação de cargas (por tonelada).

Fonte:  pt.wikipedia.org/wiki/Porto_do_Itaqui#cite_note-2
bottom of page